sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Entrevista Paulo Vicente (Baxo)

Olá pessoal, hoje estamos aqui pra trazer à vocês mais uma entrevista com um colecionador que ama o que faz, então vamos conhecer um pouquinho das histórias do nosso amigo Paulo Vicente que também possui um blog sobre miniaturas.

1- Como você começou sua coleção? Por que?
Meu filho em 2005 me pediu meus Matchbox, cerca de 15 carrinhos que tenho desde a infância para juntar com os dele da década de 90 para deixar expostos. No começo relutei um pouco, pois todos estavam em perfeito estado, mas ele garantiu que iria cuidar bem, então concordei.
Passei então a reparar nas lojas e encontrei alguns Matchbox Superfast e iniciei a coleção do meu filho, foi quando eu comecei a encher o quarto dele de miniaturas e ele resolveu passar todas pra mim, comecei assim.

2- Qual foi sua 1ª mini?
Não me recordo muito bem, mas acredito que tenha sido um Opel Diplomat, regular wheels, número 36 do ano de 1966, na cor dourada da Matchbox, me recordo bem que ele foi muito "brincado", e teve que passar por muitas reformas, mas hoje está em bom estado na cor verde claro.

3-Quantas miniaturas você tem hoje? E como você organiza tudo? Você possui catálogo?
Possuo 3040 miniaturas na escala 1:64, todas catalogadas por fabricante, série, número da série, marca e modelo, cor e país de fabricação, sendo:
Hot Wheels básicos                     984
Hot Wheels outras séries              462
Matchbox básicos                        429
Matchbox outras séries                 169
Johnny Lightining                         250
Greenlight                                    348
M2 Machines                               147
Maisto                                         68
Welly                                           68
Real Toys                                     35
Adtrucks, Brinquedos Rei, Lledo, Jada, Kiko, Cararama, Majorette, Monogram, Motormax, Racing Champions , Roly Toys, Yat Ming , Road Champs, Speccast e DCP 80 , mais 34 miniaturas de carros brasileirosna escala 1:43, num total de 3040 minis.

4- Você já pagou mais caro por uma postagem do que o modelo em si?
Sim, paguei 15,00 por um Volkswagen SP2 e mais 17,00 de frete, só pelo fato de não querer esperar que ele chegasse  nas lojas locais.

5- Você coleciona quais marcas? Tem uma preferida?
Não coleciono marca, e sim o modelo do automóvel, mas se me perguntar se tenho um tema direi que sim , todos, gosto de tudo, principalmente modelos entre 1932 e 1973, que para mim são carros que nasceram na melhor fase dos automóveis.
Gosto pick ups, caminhões,muscle cars,Ferrari,Volkswagen, carros asiáticos, europeus etc...
A minha marca preferida é a Matchbox. Fica difícil explicar para as gerações mais jovens o fascínio que essas miniaturas causavam na época. Eu ainda guardo lembranças de quando eu ganhava uma miniatura no Natal e outra no aniversário, e ainda guardo alguns desses como se fossem presentes novos.

6- Sua coleção está toda exposta?
Tenho 2000 minis expostas e cerca de 1000 em caixas catalogadas por ano da coleção.

7- Você tem algum modelo raro, especial? Qual modelo você mais gosta?
Não tenho nada de grande valor, não ligo para miniaturas de convenções ou séries limitadas, especiais pra mim são os modelos que tenho desde criança, e entre eles está o modelo que mais gosto o DKW Vemaguet, número 2 da coleção da Roly Toys, este também foi "muito brincado", e já nem me recordo da sua cor original, mas atualmente está na cor azul claro.



8- Qual modelo você ainda não tem e que quer muito?
O Volkswagen Herbie da Jhonny Lightning. Já o encontrei em várias ocasiões, mas ainda não me propus a pagar o valor que ele vale.

9- Você acha que sua coleção está no auge, ou falta muito pra isso acontecer? Você se sente feliz com o que tem?
Tenho bastante coisa interessante como:
Ford Mustang de 1963 a 2012 - quase todos os anos e modelos
Chevrolet Corvette - de 1953 a 2010, vários anos
Chevrolet Camaro - de 1967 a 2013 
Chevrolet Bel Air - de 1955 a 1957
Chevrolet Impala - de 1958 a 1995
Pontiac GTO - de 1964 a 2004 
Pontiac Firebird - de 1967 a 1989
Quase todos os modelos da M2 Machines e Greenlight.
Acredito estar bem feliz com o que tenho, mas nem imagino onde vai parar.....

10 - Qual foi o momento que você se sentiu mais feliz?
O momento que me sinto mais feliz é quando eu vejo exposta na loja aquela mini que todos querem, quando posso abrir uma caixa que ainda não foi mexida, esse momento é indescritível, seja qual for o fabricante da miniatura.
Hoje por exemplo encontrei 6 caixas lacradas, sendo 4 do lote A e 4 do lote B, Papai Noel chegou mais cedo rsrsrsrs.

11- Qual pergunta nunca fizeram à você, e que você tem vontade de responder?
Porque nós brasileiros,que gostamos tanto de automóveis, não possuímos mais nenhuma indústria nacional?
Eu não saberia responder, gostaria que alguém falasse por mim, o que eu sei é que eu gostaria de estar dirigindo um Lumimari, um Vemag, talvez um FNM ou quem sabe um Gurgel.

12- Você já customizou alguma mim? Qual foi? Tem vontade?
Quase todas as miniaturas que tiro da embalagem ganham algum retoque, detalho os faróis e lanternas. Já restaurei muita miniatura antiga e fiz também modificações nos famosos Hot Wheels, como tirar capotas e trocar rodas.



13- Eu sei que você possui um blog, nos fale como e porque criou, e como está hoje.
Meu blog é http://baixoty-toykids.blogspot.com.br/ e o meu face é https://www.facebook.com/baixotystoys.
Bem, criei o blog com a finalidade de juntar as fotos da minha coleção junto a lista de minis cadastradas, porém tenho muita coisa pra fazer, e não sei quanto tempo vou demorar pra fazer, mas de qualquer forma sempre que posso mostro algo sobre os carrinhos.
Entre as postagens eu coloco algumas customizações de fundo de quintal, onde "baixa" o espírito do Sr Nildo da oficina lábios de suíno.

14- Qual dica você daria para outros colecionadores? O que você falaria para quem começou uma coleção ou pensa em começar uma?
Colecionismo é distrair, fazer amizades, aproveitar a coleção, enfim... brincar. Procure focar e comprar o que você gosta, não se importe em ter todas as miniaturas mais disputadas, procure ler e saber sobre os carros, saber sua história.
Tenha paciência, pois você não conseguirá todos os carrinhos do Mundo, e fuja do papo que você tem que ter em sua coleção todos os "T Hunts", por que aquele modelo que você não conseguir irá te frustrar e te fazer pagar verdadeiras fortunas para aqueles que se aproveitam de colecionadores que não conseguem aquilo que desejam.
Como gosto, sempre que posso dou uma passada nas lojas para ver se acho alguma coisa nova e acabo sempre conseguindo sem ter que pedir nada à ninguém.

15- Esse espaço é para você agradecer alguma pessoa(s), fique a vontade.
Em primeiro lugar agradeço à você Luiz Paulo por abrir esse espaço para descrever um pouco sobre nosso hobby.
Bem, não queria mencionar nomes, pois irei esquecer de muitos, então desculpem - me mas lá vou eu.
Daniel, Ronaldo e Cia da Toys Kids
Giovanna Espada
Edu Chaves
Alexandre Granado
Alexandre Sarain
Carlos Magno
Ricardo Monte Mor
Paulo e Heitor Godoy
Fernando Toledo
Douglas (T-Hunted)
Dave Chang
Monica Keimich
Marta Faustino (Os caros da Marta)
Roberto Papa - que para mim possui a mais bela coleção de caros na escala 1:64.

Então posso dizer que conheci mitas pessoas legais através desse hobby.







O blog Hobby em Miniatura agradece por sua gentileza em compartilhar um pouco de sua história conosco





Nenhum comentário:

Postar um comentário