domingo, 7 de outubro de 2012

Entrevista - Alex Silveira

Hoje tenho a honra de contar um pouco da história do colecionador "de tudo" o meu amigo particular Alex.
Terei que resumir sua história pra caber aqui.
Tenho certeza que todos vocês vão adorar tudo que ele tem pra nos contar.
Então vamos à entrevista:
1- Como e quando você começou sua coleção?Porque?
Comecei cedo, quando ainda era criança. Comecei porque sempre gostei muito de carros, de brinquedos em geral, e acho que por que sou colecionador nato.

2- Qual foi sua primeira mini?
Chevrolet Corvette 57 na cor preta da Hot Wheels, que foi importado da Inglaterra, ganhei o modelo por volta de 1967/68.

3- Quantas miniaturas você tem hoje?
Em torno de 780, de várias escalas.

4- Você já pagou mais caro pela postagem do que o modelo em si?
Já, várias vezes.

5- Quais marcas você coleciona? Tem uma preferida?
Tenho em minha coleção: Burago,Hot Wheels,Maisto,Jada,Matchbox,Majorette,johnny Lightning,M2 Machines entre outras.
Em relação a escalas acima de 1:64 prefiro Burago, mas em se tratando de 1:64 a minha preferida é M2 Machines.

6- Como você organiza sua coleção?Você cataloga tudo?
Como minha coleção é bem variada em questão de escala, as separo por tamanho em uma estante, mas tudo catalogado para não perder o controle daquilo que tenho.

7- Você tem algum modelo raro ou especial? Qual modelo da sua coleção você mas gosta?
Tenho o Ecto-1 - Caça Fantasmas na escala 1:43  da Hot Wheels, esse foi difícil de conseguir, mas as minis que mais gosto são a série Speed Racer 1:64 da Maisto (8 carros).



8-  Qual modelo você não tem e quer muito?
Na verdade são três: Aerowillys,Carmanghia TC e Monza.

9- Você acha que sua coleção está no auge ou falta muito pra isso acontecer? Você se sente feliz com o que tem?
Não me preocupo em estar no auge, tenho uma boa coleção, aprendi que devo gostar dela porque ela me faz passar momentos bem descontraídos. Não posso ser escravo dela, me vejo as vezes até desligado dela.
Penso que se nos prendermos a bens materiais a nossa vida com Deus ficará de lado e isso não é nada bom.
Sou feliz com oq ue tenho pois tudo me foi dado com a permissão d'Ele

10- Qual foi o momento que você se sentiu mais feliz?
Quando tomei consciência que tudo que tenho me foi dado por Deus, inclusive as coleções.

11- Qual pergunta nunca fizeram à você e que você tem vontade de responder?
O que Deus fez em sua vida? essa eu teria um prazer enorme em responder com certeza

12- Você já customizou alguma mini? Qual foi? Tem vontade?
Já tentei, foi  uma lástima e não tento mais, não é meu dom, e olha que Deus me deu vários dons artísticos mas esse n]ao foi um deles.

13- Eu sei que você coleciona várias coisas, nos conte o que é e nos fale um pouquinho de cada uma delas.
Seria mais fácil perguntar o que eu não coleciono rsrsrsrs, mas vamos lá:
Carros em miniatura: todas as escalas e marcas.
Álbuns de figurinha: qualquer tipo, sempre completos e comecei porque meu pai me deu alguns que posteriormente foram roubados, mas como sobraram alguns acabaram caindo no esquecimento, porém isso mudou quando um primo iria dar fim à sua coleção e resolveu me dar os seus que serviriam para me motivar a colecionar novamente, hoje tenho por volta de 280 álbuns.
Selos: Coleciono todos os tipos, é minha coleção mais antiga e deu inicio por que um amigo colecionava e me inspirou. Não sei ao certo quantos tenho, mas sei que é uma quantidade boa.
Moedas e cédulas: Comecei quando ganhei de meu avô materno uma latinha com várias moedas e cédulas antigas. Mais tarde ganharia de um amigo de meu pai mais cédulas antigas e dessa vez raríssimas de Réis e de Cruzeiros e por fim de um amigo chamado João Caixeta que me deu inclusive moedas de prata, que hoje formam uma bela coleção.
Cartões de telefone: Comecei quando um primo de Brasília veio me visitar e trouxe com ele vários cartões repetidos e por fim acabou me dando de presente pra que pudesse colecionar também, me presenteou com 700 cartões naquela data, já tive mais de 70 mil unidades mas hoje possuo por volta de 50 mil.
Filmes e vídeos em feral: Comecei por que meu pai me levava ao cinema pra assistir aos filmes de Western e Kung /fu da época, mas essa eu comecei quando tinha mais ou menos 20 anos de idade, e nos dias de hoje tenho mais de 5 mil títulos.
Forte Apache e tudo que engloba sua vasta extensão tais como índios, soldados,tanques,aviões etc...
comecei porque tenho um amigo que é colecionador e muito apaixonado por sua coleção que é composta por vários "Fortes" raríssimos, e pra minha felicidade ele me presenteou com uma peça de sua coleção, pronto comecei a colecionar Forte Apache também. Hoje tenho 3 Fortes montados e vários sets como: mineradores, acampamento Apache entre outros.
Arquivos esportivos antigos: Fotos, súmulas,documentos,troféus,medalhas, etc... Coleciono pois pretendo montar aqui em minha cidade, Machado MG o museu da história esportiva
Tenho um bom acervo em mãos, espero um dia poder montar esse projeto.

14- Qual dica você daria para quem tem uma coleção, está começando ou pensa em começar uma agora?
Não se torne escravo de sua coleção, pois quando você for para junto de Deus ela ficará aqui e você não saberá o fim dela. Deixo a mesma dica para quem está começando e claro comece devagar, não meta os pés pelas mãos, ou seja não gaste aquilo que você não tem ou não pode, controle seus impulsos pois na hora certa Deus vai prover suas vontades.

15- Este espaço é pra você agradecer alguma pessoa(s), fique a vontade.
Se eu fosse nomear as pessoa que apreciam minhas coleções e meus trabalhos artísticos  eu poderia ser injusto e deixar alguém de fora, então eu vou agradecer todos que de uma forma ou de outra estão sempre comigo me apoiando em tudo que faço.
agradeço primeiramente a Deus que me dá condições de ter e ser o que sou, mas quero agradecer também minha família: Malfisa que é minha esposa,Josmar (pai), Mayra,Anderson,Suyara e Jackson (filhos) por estarem sempre ao meu lado.


















Eu agradeço primeiramente por ser seu amigo e por você ter concedido um pouco de seu tempo para nos contar suas histórias.
Obrigado por me ajudar com minha coleção e por estar presente em minha vida!!!
O blog Hobby em Miniatura só ganhou com você estando por aqui.










Nenhum comentário:

Postar um comentário